Registrando pedidos

Este conteúdo pode te ajudar com algumas questões do PDV Desktop, porém, novas versões foram lançadas, e algumas informações daqui podem estar desatualizadas.

Se houver dúvidas que não forem respondidas por aqui, não hesite em chamar nosso time de suporte :)

PRODUTOS

A primeira coisa para registrar um novo pedido é identificar qual o tipo de pedido e clicar sobre ele (ou utilize os atalhos do teclado)

Ao clicar sobre o tipo de pedido desejado, uma nova tela se abrirá para iniciar o pedido. É possível ainda trocar o tipo do pedido após iniciá-lo.

Busca por categorias

Do lado esquerdo da tela é possível visualizar as categorias. Por padrão, todas as categorias já estão carregadas. Você pode clicar sobre elas para visualizar os produtos de cada categoria.

Busca por nome/código

Além da segmentação por categorias, é possível buscar um produto pelo nome ou código, para isso, basta inserir o nome/código no campo de busca, na barra superior.

Você também pode optar pela barra de rolagem para encontrar um produto.

Adição rápida de produto

Um dos novos recursos deste PDV Desktop é a possibilidade de adicionar de forma instantânea um produto. Para isto, basta clicar no botão + no produto.

A adição rápida é um recurso que otimiza tempo, maximiza a experiência e a usabilidade. Utilize-a quando não for necessário inserir observações, complementos ou alterar itens inclusos.

Produtos com variações (grades) e composição agrupada não apresentam o botão de adição rápida, pois é necessário escolher variações e/ou itens obrigatórios.

  • Diferença entre adição rápida e adição comum de um mesmo produto.

No GIF abaixo é possível observar a diferença entre adicionar um produto de forma rápida e comum. Em ambos os casos o produto foi o mesmo, sem quaisquer alterações (complementos, quantidades, etc...)

Produto composto

Um produto composto possui em sua estrutura itens inclusos (composição simples) e/ou a composição agrupada

Neste exemplo vamos identificar um produto que possui ambas as situações, além dos complementos.

Neste exemplo é possível observar que há composição agrupada, inclusos e complementos.

Em alguns casos, a composição agrupada é obrigatória (como neste caso), impedindo, desta forma, a adição rápida.

É possível também desmarcar itens inclusos. Após salvar, automaticamente aparecerá no pedido, por exemplo: *sem picles, *sem cebola

Produto com divisor

Produtos com divisores são produtos que podem ser divididos com outros, como comumente acontece com pizzas (meio a meio, três sabores...)

O novo PDV Desktop trouxe melhorias significativas para quem usa essa função, tornando-a mais intuitiva, dinâmica e objetiva.

Após clicar em uma grade divisível, um novo campo abrirá sugerindo opções (2, 3, 4...). Ao clicar em uma dessas, um novo campo se abrirá para adicionar um novo produto. Cada produto tem composição agrupada, inclusos e complementos de forma individual.

O GIF abaixo exemplifica melhor como funciona essa dinâmica. O exemplo é para pizzas, mas se aplica para quaisquer outros produtos:

No exemplo acima, ao adicionarmos uma pizza e definirmos o tamanho (grade), o PDV sugere a opção de "montar pizza", sugerindo números de opções possíveis - no nosso caso, apenas 2, que seria meio a meio - e ao selecionar, é possível escolher o outro sabor/opção.

Note que é possível também complementar cada sabor individualmente, mas no exemplo, optamos por complementar o produto inteiro.

Excluindo produtos

Para excluir produtos do checkout do PDV Desktop basta clicar sobre os três pontinhos horizontais do produto e clicar em excluir.

É possível também excluir complementos relacionados ao produto.

CLIENTES

Busca por telefone

Você pode inserir o cliente antes ou após selecionar os produtos. Pra isso, basta ir até o campo inferior direito e clicar sobre o campo de telefone e inserir o telefone.

No exemplo acima, adicionamos um número de um cliente já existente. Ao adicionar o número, aperte enter ou F6 ou clique com o mouse no botão de ação para pesquisar.

  • Se o cliente já estiver cadastrado, ele automaticamente irá aparecer no campo.

  • Se o cliente não estiver cadastrado, então abrirá um campo para cadastro:

No caso acima, ao inserir o número, não foi identificado nenhum cliente. Desta forma, automaticamente abrirá um campo para inserir o nome do cliente e o endereço.

Não é necessário preencher o endereço se for pedido balcão ou comanda ou mesa.

Busca direta

Ainda é possível buscar o cliente clicando sobre a lupa roxa ou com o atalho F6. Desta forma, o PDV abrirá a tela de clientes, dando a possibilidade de fazer a busca interna (com nome, número ou manualmente) e também de cadastrar um novo cliente. Veja exemplo:

PEDIDOS

Aceitando pedidos

Quando seu cliente/usuário faz o pedido online (via e-commerce) o pedido cairá no seu PDV Desktop, notificando com um aviso sonoro e também com a flag em amarelo "aguardando aprovação".

Aceitar o pedido é simples: abra o pedido que está aguardando aprovação, confirme-o, informe se deseja imprimir e pronto. O pedido foi aceito ;)

Você também pode rejeitar (F3) o pedido. Ao clicar em rejeitar, você deve informar obrigatoriamente um motivo para o cliente/usuário.

Pedidos feitos via e-commerce possuem status (aguardando aprovação; em preparo; saiu para entrega).

Para o cliente final, é muito relevante saber do status do pedido, por isso, recomendamos fortemente que sempre atualize o status do pedido.

Quando o pedido sair para entrega ou ficar pronto, abra novamente o pedido e clique no botão de ação (entregar ou pronto)

Trocando a forma do pedido

Para trocar a forma do pedido, basta clicar sobre as setas que estão localizadas abaixo das observações.

Ao clicar sobre estas, o PDV Desktop irá sugerir para qual tipo do pedido você deseja alterar. Selecione e no fim, clique em alterar pedido.

Exemplo: um cliente/usuário que fez o pedido para entrega, mas depois de um tempo decidiu ir buscar. A troca da forma do pedido é feita de forma simples. Veja exemplo:

Reimprimindo pedidos

Para fazer novamente a impressão do seu pedido, basta clicar no ícone da impressora disposto abaixo do campo de observações (ou ao lado do botão de trocar pedidos)

Ao clicar, uma nova janela se abre com 3 opções:

  • Imprimir tudo (duas vias: produção + pedido)

  • Via produção (via da cozinha, só com itens)

  • Via pedido (via completa, com dados de entrega e pagamento)

Basta clicar na opção desejada e o cupom não fiscal será impresso

Finalizando um pedido

Finalizar um pedido exige uma última etapa, que é o recebimento. Uma das melhorias aplicadas, foi a tab bar que mantém os valores do pedido detalhadamente expostos.

Nessa barrinha lá em baixo, é que fica o botão RECEBER. Pra finalizar um pedido (receber), clique lá!

O processo a seguir simula o recebimento e consequente finalização de um pedido:

É possível ainda, quando o pagamento for em dinheiro, colocar um valor real que o cliente/usuário está pagando. O PDV Desktop entenderá que deve devolver troco, e calculará de forma automática. Veja exemplo:

Por fim, o PDV Desktop suporta múltiplas formas de pagamento, ou seja, é possível receber um pedido com diferentes formas de pagamento. Por exemplo, dois amigos onde um pagará no cartão e outro no dinheiro. Veja exemplo:

Note que ao finalizar um pedido o mesmo não é mais exibido no PDV Desktop, no entanto, fica sempre disponível no seu painel administrativo.

Cancelando pedidos

Seja qual for o motivo, cancelar um pedido é simples. Você, lojista, pode cancelar o pedido a qualquer momento. Lembre-se que cancelar um pedido é diferente de rejeitar.

Cancelar um pedido eliminará ele do sistema, consequentemente do seu fluxo de caixa.

Mesmo cancelado, o pedido ficará visível em sua tela de pedidos no painel administrativo.

Para cancelar, abra a tela de pedidos e clique em cancelar pedido (F3)

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